INSCRIÇÃO ON LINE

 

Prezado(a) Senhor(a),

 

Considerando o prolongamento do isolamento social, e atendendo a pedidos, a CONSAE realizará o 6º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior, na modalidade EAD.

 

Desde a realização de seu primeiro curso, em julho de 1976, quase a totalidade das instituições de Ensino Superior do país já capacitaram e atualizaram seus dirigentes e funcionários em eventos ministrados pela CONSAE, que vem atendendo a instituições de diferentes tipos de organização acadêmica e administrativa, em diferentes modalidades de ensino superior, mantenedores de natureza jurídica distinta e inúmeras outras instituições diferenciadas.

 

O 6º Curso de Controle e Registro Acadêmico na modalidade EAD visa possibilitar às Instituições participantes, além da capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas e melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente, maximizando a eficiência das atividades desenvolvidas e minimizando os riscos inerentes à sua atuação neste segmento altamente regulamentado e de grande concorrência interinstitucional.

 

Na Educação Superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infraestrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle, constituindo-se ainda em poderosos instrumentos gerenciais.

 

 

OBJETIVOS

 

§  capacitar profissionais de serviços de ensino e de secretarias de IES;

§  promover a reciclagem e adequação dos profissionais às normas, procedimentos e legislação vigentes;

§  disseminar a cultura da Certificação Digital como forma de eliminar/não gerar papéis e custos;

§  orientar quanto aos procedimentos operacionais do cotidiano das IES;

§  proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre as políticas para o ensino superior, intercâmbio de informações, estudo de casos e debates relativos aos temas apresentados;

§  discutir a legislação e a jurisprudência pertinentes ao ensino superior brasileiro.

 

Esses objetivos refletem a convicção da CONSAE de que o formato de estruturação do Curso tem-se revelado eficiente no atendimento das expectativas dos participantes.

 

Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Professora Abigail França Ribeiro, o 6º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior, na modalidade EAD, apresenta um programa abrangente e bastante prático para uma nova geração de profissionais que têm a importante missão de cuidar do registro acadêmico das IES, e para a qual precisam estar bem qualificados.

 

PROGRAMA

 

1. INTRODUÇÃO. ATOS NORMATIVOS. OS SISTEMAS DE ENSINO

 

2. ESTATUTOS. REGIMENTOS. REGULAMENTOS

 

3. DOCUMENTAÇÃO. ARQUIVO. INFORMATIZAÇÃO. CERTIFICAÇÃO DIGITAL

 

4. AVALIAÇÃO. COMISSÕES VERIFICADORAS. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

 

5. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI. PROJETO PEDAGÓGICO - PPC

 

6. CURSOS SUPERIORES - MODALIDADES

 

7. DIRETRIZES CURRICULARES. JUBILAMENTO. MÍNIMOS DE CONTEÚDO E DURAÇÃO

 

8. CURRÍCULOS. ALTERAÇÕES. ADAPTAÇÕES

 

9. EQUIVALÊNCIA. APROVEITAMENTO. COMPLEMENTAÇÃO

 

10. DISPENSA DE DISCIPLINA

 

11. CORPO DOCENTE. EXIGÊNCIAS LEGAIS

 

12. PLANO DE CURSO

 

13. PROCESSO SELETIVO. EDITAL.

 

14. CALENDÁRIO

 

15. VAGAS. TURNOS DE FUNCIONAMENTO

 

16. MATRÍCULA. TRANCAMENTO. CANCELAMENTO

16.1. TIPOS MATRÍCULA

16.2. MATRÍCULA INICIAL

16.3. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

16.4. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

 

17. TRANSFERÊNCIAS

 

18. FREQUÊNCIA. ABONO DE FALTAS

 

19. VERIFICAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR

 

20. EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DISCENTE

 

21. ESTÁGIOS. PRÁTICA PROFISSIONAL. PRÁTICA DE ENSINO

 

22. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

23. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. MONOGRAFIAS

 

24. COLAÇÃO DE GRAU

 

25. DIPLOMA. ENADE

 

26. REGISTROS. REGISTRO PROFISSIONAL. REGISTRO DE PROFESSOR

 

27. REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL. DCE. DA

 

28. CURSOS SEQUENCIAIS

 

29. PÓS-GRADUAÇÃO

 

30. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

 

METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

 

O curso é promovido e realizado pela CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais, na modalidade EAD, tendo seu início estabelecido para o dia 15 de setembro de 2020, quando os participantes inscritos receberão orientação da tutoria. O término está previsto para o dia 24 de setembro de 2020.

A carga horária é de 30 horas, das quais 12 horas integralizadas por seis encontros síncronos virtuais, para apresentação do programa, tendo duração de duas horas cada encontro. As 18 horas restantes serão destinadas a estudos individuais e leitura de material, disponível para os participantes em nosso AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem e/ou encaminhadas por email.

Os encontros virtuais serão realizados pela nossa plataforma eletrônica de aprendizagem.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

O valor bruto da inscrição por participante, incluindo material disponibilizado e certificado é de R$3.750,00 (três mil setecentos e cinquenta reais).

 

Formas de pagamento e descontos:
O pagamento da inscrição poderá ser feito por meio de boleto, cartão de crédito, depósito ou empenho, conforme condições.
- Ordem bancária em até 30 dias após o envio da Nota Fiscal, mediante apresentação de empenho;
- Até 10 parcelas, sem juros, no cartão de crédito;
- Desconto de 5% para pagamentos em até 5 parcelas, sem juros, no cartão de crédito;
- Desconto de 10% para pagamento em até 3 parcelas, sem juros, no cartão de crédito; ou
- Desconto de 20% para pagamento a vista por boleto ou transferência bancária;


Dados para pagamento via transferência bancária:
Banco do Brasil
Agência: 1222-X
Conta Corrente: 79032-X
CONSAE CONSULTORIA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS SIMPLES LTDA
CNPJ: 19.234.285/0001-53


Descontando-se do valor total da inscrição:

 

- INSTITUIÇÕES PRIVADAS EM GERAL: deverá ser retido pela instituição 6,15%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (1,5%).

- INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS: deverá ser retido pela instituição 9,45%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (4,8%). Lembrando que o empenho deverá ser encaminhado com o valor bruto, R$3.750,00, tendo em vista que a Instituição Federal deverá receber da União o valor integral para que possa repassar à CONSAE o valor líquido e realizar as retenções obrigatórias.

- DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: deverá ser retido pela instituição 6,15%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (1,5%). Lembrando que o empenho deverá ser encaminhado com o valor bruto, R$3.750,00, tendo em vista que a Instituição deverá receber do órgão competente o valor integral para que possa repassar à CONSAE o valor líquido e realizar as retenções obrigatórias. 

 

É IMPRESCINDÍVEL O ENVIO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO CASO REALIZADO POR MEIO DE DEPÓSITO, TRANSFERÊNCIA E DEMAIS OPERAÇÕES BANCÁRIAS. NÃO SERÃO ACEITAS RETENÇÕES E DEMAIS DEDUÇÕES NÃO PREVISTAS ACIMA

 

As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário eletrônico próprio, clicando aqui. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE.

 

Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Rodrigo Osório de Andrade, 455 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-570.

 

A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições, completadas as vagas, e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.

 

Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de início do evento, executando-se as cobranças devidas para cancelamentos não efetivados nesse prazo.

 

Teremos grande prazer em recebê-lo(a).

 

Cordialmente,

 

Carolina Cardoso

Diretoria Administrativa e Financeira

 

INSCRIÇÃO ON LINE