A CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais realizará, em Vitória/ES, no Slaviero Hotel, no dia 07 de dezembro de 2023, o Curso sobre Secretaria Acadêmica Digital de Instituições de Ensino Superior - do Acervo ao Diploma Digital.
Desde a realização de seu primeiro curso, em julho de 1976, quase a totalidade das instituições de Ensino Superior do país já capacitaram e atualizaram seus dirigentes e colaboradores em eventos ministrados pela CONSAE, que vem atendendo a instituições de diferentes tipos de organização acadêmica e administrativa, em diferentes modalidades de ensino superior, mantenedores de natureza jurídica distinta e inúmeras outras instituições diferenciadas.
O Curso sobre Secretaria Acadêmica Digital – do Acervo ao Diploma Digital visa possibilitar às Instituições participantes, além da capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas e melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente, maximizando a eficiência das atividades desenvolvidas e minimizando os riscos inerentes à sua atuação neste segmento altamente regulamentado e de grande concorrência interinstitucional.
Na Educação Superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infraestrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle, constituindo-se ainda em poderosos instrumentos gerenciais.
OBJETIVOS
§ capacitar profissionais de serviços de ensino, de secretarias e departamentos de tecnologia de IES; § promover a reciclagem e adequação dos profissionais às normas, procedimentos e legislação vigentes inerentes ao tema do curso; § disseminar a cultura da Certificação Digital e Meio Eletrônico como forma de eliminar/não gerar papéis e custos; § orientar quanto aos procedimentos operacionais do cotidiano das IES frente ao projeto de virtualização proposto pelo MEC; § proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre a virtualização de documentos, procedimentos e processos no ensino superior, promovendo o intercâmbio de informações, estudo de casos e debates relativos aos temas apresentados; § discutir a legislação e a jurisprudência pertinentes ao projeto de virtualização proposto pelo MEC.
Esses objetivos refletem a convicção da CONSAE de que o formato de estruturação do Curso tem-se revelado eficiente no atendimento das expectativas dos participantes.
Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Professor Tiago Muriel, o Curso sobre Secretaria Acadêmica Digital apresenta um programa abrangente e bastante prático para uma nova geração de profissionais que têm a importante missão de implementar a virtualização no registro acadêmico das IES, e para a qual precisam estar bem qualificados.
PROGRAMA
1. PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO DO MEC
2. INTRODUÇÃO. ATOS NORMATIVOS
3. O ACERVO ACADÊMICO DIGITAL 3.1 LEGISLAÇÃO VIGENTE 3.2 ESTRUTURAÇÃO 3.3 CÓPIAS DE SEGURANÇA 3.4 ASSINATURAS DIGITAIS 3.5 COMO PREPARAR-SE PARA 2024
4. O DIPLOMA DIGITAL 4.1 LEGISLAÇÃO VIGENTE 4.1 XML DE DOCUMENTAÇÃO ACADÊMICA PARA EXPEDIÇÃO E REGISTRO 4.2 XML DO DIPLOMADO 4.3 REPRESENTAÇÃO VISUAL 4.4 PORTAL DE VALIDAÇÃO
5. O HISTÓRICO ESCOLAR DIGITAL 5.1 XML DO HISTÓRICO ESCOLAR 5.2 REPRESENTAÇÃO VISUAL 5.3 PORTAL DE VALIDAÇÃO
6. O CURRÍCULO ESCOLAR – MATRIZ CURRICULAR DIGITAL 6.1 XML DO CURRÍCULO ESCOLAR 6.2 REPRESENTAÇÃO VISUAL 6.3 PORTAL DE VALIDAÇÃO
7. ARQUIVO DE FISCALIZAÇÃO 7.1 XML DO ARQUIVO DE FISCALIZAÇÃO 8. LISTA DE DIPLOMAS ANULADOS 8.1 XML DA LISTA DE DIPLOMAS ANULADOS
9. COMO PREPARAR A MINHA IES PARA 2024
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O curso é promovido e realizado pela CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais, na modalidade presencial. A carga horária é de 08 horas, distribuídas das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas do dia 07 de dezembro de 2023.
As inscrições estão limitadas à Instituições de Ensino Superior, sendo permitidas 2 inscrições por IES ou Unidade. Nesta Edição, programada para Vitória/ES, disponibilizaremos uma turma limitada a 10 IES com limite total de 18 vagas.
O Curso sobre Secretaria Acadêmica Digital de Instituições de Ensino Superior será realizado no Centro de Eventos do Slaviero Essential La Residence - Av. Dante Michelini, nº 1777, Mata da Praia - Vitoria - CEP: 29066-430.
As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelo telefone (27) 3397-1315 - reservas.sevi@slavierohoteis.com.br. Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.slavierohoteis.com.br .
O valor bruto da inscrição por participante, incluindo material completo, almoço, coffee break e certificado é de R$1.750,00 (mil setecentos e cinquenta reais).
O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito, empenho ou boleto bancário no Banco Itaú S/A, Agência 0590, Conta 65465-3 em nome da CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais Simples Ltda., CNPJ 19.234.285/0001-53, descontando-se do valor total da inscrição:
- INSTITUIÇÕES PRIVADAS EM GERAL: deverá ser retido pela instituição 6,15%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (1,5%).
- INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS: deverá ser retido pela instituição 9,45%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (4,8%). Lembrando que o empenho deverá ser encaminhado com o valor bruto, R$3.750,00, tendo em vista que a Instituição Federal deverá receber da União o valor integral para que possa repassar à CONSAE o valor líquido e realizar as retenções obrigatórias.
- DEMAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: deverá ser retido pela instituição 6,15%, referente ao PIS (0,65%), COFINS (3%), CSLL (1%) E IRRF (1,5%). Lembrando que o empenho deverá ser encaminhado com o valor bruto, R$3.750,00, tendo em vista que a Instituição deverá receber do órgão competente o valor integral para que possa repassar à CONSAE o valor líquido e realizar as retenções obrigatórias.
É IMPRESCINDÍVEL O ENVIO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO CASO REALIZADO POR MEIO DE DEPÓSITO, TRANSFERÊNCIA E DEMAIS OPERAÇÕES BANCÁRIAS. NÃO SERÃO ACEITAS RETENÇÕES E DEMAIS DEDUÇÕES NÃO PREVISTAS ACIMA.
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio, clicando na indicação INSCRIÇÃO ON LINE deste comunicado. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE. Se necessário, comprovantes de pagamento devem ser encaminhados pelo e-mail: cursos@consae.com.br. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (31) 3494 3011.
Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Rodrigo Osório Andrade, 455 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-570.
No valor da inscrição estão incluídos material completo, almoço, coffee break e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.
A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes de início do evento.
Teremos grande prazer em recebê-lo(a).
Cordialmente,
Tiago Muriel Departamento de Cursos
|